Como o atleta deve cuidar do coração

Sabemos que o exercício é uma ótima ferramenta de promoção da saúde, principalmente para o coração. A atividade física condiciona o órgão a trabalhar em situações de maior intensidade, previne problemas de pressão arterial, alterações do ritmo do coração, além de problemas relativos ao colesterol, triglicérides, diabetes, etc.

Para quem realiza treinamentos físicos de alta intensidade com frequência, os chamados atletas profissionais, esses benefícios vão além. Mas, é preciso reforçar que nesses casos é preciso checar se o sistema cardiovascular está preparado para seguir com essa intensidade de treinamentos e para isso, um cardiologista especialista em prática esportiva precisa ser consultado.

O acompanhamento consiste em um exame clínico detalhado e até a solicitação de alguns exames, dependendo da idade, sexo, fatores de risco relevantes e tipo de atividade física praticada pelo paciente. Em linhas gerais, podem ser solicitados exames laboratoriais, um teste de esforço e um ecocardiograma para avaliar a saúde do coração e trazer tranquilidade para a continuidade da prática.

A Associação Americana do Coração (AHA) e a Sociedade Europeia de Cardiologia recomendam  ainda que antes de uma participação esportiva os atletas realizem uma triagemcardiovascular para evitar o risco de arritmias graves e morte.

Converse com um cardiologista sobre o assunto.

__

📌Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia

📌Médica Cardiologista

📌CRM/SP 115653

🖥www.grancorcardiologia.com

📱(11) 4702-6652

cardiologista granja viana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: