Falta de ar x insuficiência cardíaca

Cerca de 3 milhões de brasileiros convivem com a insuficiência cardíaca. É responsável pela maioria das internações nos hospitais. Ela acontece quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo, comprometendo as funções e necessidades do organismo. É uma doença crônica que costuma causar cansaço, inchaço, dificuldade para respirar e tosse progressivas.

Seu primeiro sintoma é a falta de ar e por isso muitos não associam o incômodo com a saúde do coração. Nos estágios iniciais da doença, é comum se sentir sem fôlego apenas após exercícios ou após um dia muito agitado. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais do corpo e buscar ajuda quando os sintomas se fizerem mais presentes.

Mas, é importante saber que ela é uma doença secundária, ou seja, causada por outras doenças prévias que comprometem o coração, como hipertensão, diabetes, cardiomiopatia, arritmia, entre outros.

Diante disso, o check up cardiológico se faz ainda mais necessário. Quanto antes detectada, maior são as opções de tratamento e controle.

📌Dra. Luciana Bamonte – Cardiologista Granja Viana

📌Médica Cardiologista