Você já ouviu falar em miocardiopatia? Esta é uma doença que causa alterações no coração provocando insuficiência cardíaca, uma vez que os músculos da região passam a ter dificuldade para bombear o sangue. Ela pode surgir por predisposição genética e até em consequência de outras doenças e da gestação.
Entre os principais sintomas estão: fadiga, fraqueza, falta de ar, tosse, inchaço dos pés e pernas, dor no peito e frequência cardíaca irregular. Aos primeiros sinais destes sintomas, um cardiologista deve ser consultado.
O tratamento pode variar de acordo com o tipo da doença (isquêmica, não isquêmica e periparto). Mas, quase sempre, inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em casos mais extremos, cirurgia.
Alguns estudos também já conseguiram comprovar que a prática de exercícios de intensidade moderada, como a caminhada rápida, para pacientes com certo tipo de miocardiopatia pode melhorar o condicionamento cardiovascular. Outros estudos também têm mostrado a contribuição da adequação da dieta nutricional no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca.
Por isso, a importância de se realizar o acompanhamento cardiológico e ajustar o tratamento às necessidades do paciente.
__
Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia
Médica Cardiologista
CRM/SP 115653
www.grancorcardiologia.com
(11) 4702-6652 | 4702-6781 |976828419