Hidroxicloroquina em pacientes com doenças cardiovasculares

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19. Apesar de ainda não haver estudos suficientes que respaldem a prática, já temos algumas orientações sobre o uso, principalmente em pacientes com cardiopatias. E é este o foco deste post. Não irei entrar na questão de que se deve ou não ser administrada a droga em pacientes com COVID-19, apenas no efeito da medicação em pacientes com doenças cardíacas.

A hidroxicloroquina é um medicamento já usado amplamente no tratamento de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide. Ela age fornecendo maior resposta imune do organismo contra determinados microrganismos. Contra o novo coronavírus, o que se discute, é que seu principal efeito é combater a infecção causada pelo novo vírus.

O problema é que, dependendo da dosagem e associação com outras drogas, a medicação pode causar raramente um tipo de arritmia cardíaca. O que seria um problema em pacientes já com problemas no coração.

Assim, o indicado é apenas administrar a hidroxicloroquina sob estrita supervisão médica. Outro fator importante é que a medicação não tem efeito preventivo. Não adianta tomar se não tiver a doença.

Pacientes com doenças cardiovasculares que contraírem o novo coronavírus, devem ser acompanhados também por seus cardiologistas.

*Lembrando que estamos atendendo presencial e por teleconsulta. Mais informações nos canais abaixo.

__

​Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia 

​Médica Cardiologista

​CRM/SP 115653 

www.grancorcardiologia.com

doutoresdagranja@gmail.com

​(11) 4777-9333 | 4702-0626 | 93290-0702

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: