O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização e estímulo à luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce.
A campanha é necessária uma vez que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres, representando 24,2% do total de casos de cânceres femininos no mundo em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos no mesmo ano.
.
Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento. Por isso, realize consultas periódicas com seu médico ginecologista e realize os exames diagnósticos de rotina. Se a doença for diagnosticada, dependendo do estágio, ela tem cura!
.
Pacientes que estão lutando com a doença e em tratamento com quimioterapia, também devem ficar atentos à saúde do coração. Dependendo dos medicamentos utilizados, o paciente pode apresentar efeitos colaterais transitórios ou definitivos como arritmia, vasoespasmo coronariano, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Por isso, é importante realizar as consultas periódicas com seu oncologista, até mesmo com seu cardiologista, e manter um diálogo aberto.
.
Se você venceu o câncer de mama, sua história pode incentivar outras pessoas que estão lutando contra a doença. Compartilhe aqui sua superação!
___
Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia
Médica Cardiologista
CRM/SP 115653
Consultório São Paulo: 11. 3456-3144 | 11. 97542-9929Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 93290-0702