Você sabia que a hipertensão arterial é uma doença do vaso sanguíneo?

E que muitas vezes a doença do vaso se instala antes do paciente ficar hipertenso? E quando o paciente fica hipertenso ele já tem uma doença instalada e seu risco para ter doenças cardiovasculares aumenta.
Os pacientes são considerados hipertensos quando têm a PA acima de 140/90 mmHg, e pré-hipertensos quando a PAS fica entre 130 e 139 mmHg e a PAD entre 85 a 89 mmHg. Desde 2001 vem sendo publicados estudos mostrando que alguns pré-hipertensos possuem um risco maior de terem doenças cardiovasculares do que os normotensos.
Diante disso, os pré-hipertensos, mesmo ainda considerados como não hipertensos, devem ser melhor avaliados e estratificados. Para tal, avaliamos o dano vascular precoce através da medida da rigidez arterial (VOP) e pressão arterial central por equipamentos já validados.  Outro ponto importante é que podemos também nos orientar para o melhor tratamento do paciente que já é hipertenso e pré hipertenso com base nas informações da pressão arterial central e da VOP, otimizando a terapia antienrijecimento gui ada por esses parâmetros.

A medida da VOP (velocidade de onda de pulso) tem sido considerada padrão ouro na avaliação da rigidez arterial, um preditor de doenças CV. Existem algumas evidências sugerindo que o aumento da VOP está associado à uma resposta pobre dos medicamentos anti-hipertensivos e que se baixarmos a VOP teríamos uma melhor sobrevida.

A medida da PA central (aórtica), é a pressão arterial medida na saída do coração. Ela é mais relevante para a patogênese das doenças CV do que a pressão periférica (braquial) medida no braço. A PA central está associada com o aumento da rigidez arterial. Os índices hemodinâmicos centrais são preditores independentes de eventos CV futuros e mortalidade por todas as causas.

O paciente, ao marcar consulta comigo, será submetido a este exame: medida VOP, PAc e Alx.  Tem sido um diferencial na minha consulta médica. Sou uma das primeiras a realizar o exame no consultório, com equipamento validado.

Venha realizar você também. Marque uma consulta.

​Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja
​Médica Cardiologista
​CRM/SP 115653
​www.grancorcardiologia.com
Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136

#cardiologistagranjaviana#dralucianabamonte#doutoresdagranja#cuidadoscomocoracao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: