
A dispneia é o termo técnico utilizado para descrever a condição associada a dificuldade de respiração. Popularmente, ela é conhecida como a falta de fôlego. Dentre as principais causas dessa condição, podemos destacar doenças pulmonares e cardiovasculares, anafilaxia ou doenças que podem obstruir as vias aéreas, anemia, condições psíquicas como a ansiedade e estresse e por fim, mau condicionamento físico e obesidade.
⠀
Os sintomas da dispneia podem ir além da falta de fôlego, sendo acompanhada de pressão no peito, tosse, enjoo, palpitações cardíacas e confusão mental. Muitas vezes, as causas que geram a dispneia são tratáveis e reversíveis. Entre os exames mais realizados para a avaliação desta condição quando relacionado à cardiologia está o Ecocardiograma.
⠀
Em contexto de Coronavírus, é preciso estar atento caso haja sinal de falta de ar, uma vez que o vírus causa uma infecção respiratória no organismo. Para saber se a falta de ar é decorrente do COVID-19, é preciso checar se há também a manifestação de outros sintomas, como a febre e a fadiga intensa. Não é demais reforçar o uso de máscaras e, se possível, manter o isolamento e/ou distanciamento social.
⠀
E você, sente falta de ar? Marque uma consulta para uma avaliação completa!
⠀
___
Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja
Médica Cardiologista
CRM/SP 115653
www.grancorcardiologia.com
Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136