Sopro no coração – O que é?

O sopro é um barulho gerado pelo sangue quando passa pelas cavidades cardíacas  e que provoca uma alteração em seu fluxo laminar normal. Pode ser observado em circunstâncias como gravidez, estados febris, exercícios, anemia, entre outras… Apesar de o sopro no coração ser geralmente considerado um problema normal, há casos em que pode ser patológico e associado ao mal funcionamento ou alterações em cavidades e válvulas cardíacas, que impede a correta circulação do sangue.

Dentre as principais causas patológicas, estão: predisposição congênita, avanço da idade e sequelas de infarto. Além disso, podem ser agravadores o tabagismo, endocardite e problemas de saúde como a hipertensão e cardiomiopatia.

É importante procurar um médico caso sinta dores no peito, falta de ar, tonturas e/ou desmaios, tosse crônica e inchaços. O tratamento é feito através de medicamentos e em alguns casos é necessário recorrer a cirurgias. Por isso, é importante buscar ajuda médica logo no início da doença, aos primeiros sinais dos sintomas.

Vamos marcar uma consulta e ver como anda a saúde do seu coração? Entre em contato através dos canais abaixo.

​Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja

#cardiologistagranjaviana #dralucianabamonte #doutoresdagranja #cuidadoscomocoracao