No início da pandemia, a COVID-19 era considerada uma doença respiratória, mas passou a ser considerada como sistêmica, pois foi observado que ela afeta não apenas o pulmão, mas também outros órgãos do corpo. Os pacientes com COVID-19 podem sofrer com complicações cardiovasculares, pois a doença pode causar inflamação e trombose nos vasos e tecidos do coração.
Além disso, algumas pesquisas revelaram que pessoas que desenvolvem a COVID-19, mesmo com a forma leve da doença, podem apresentar sequelas cardíacas após a recuperação. Recentemente, um estudo publicado na revista científica JAMA Cardiology observou que 78% das pessoas recuperadas da COVID-19 apresentavam alguma anomalia no coração e dessas, 60% possuíam miocardite, uma inflamação no músculo cardíaco.
Se você possui problemas cardíacos preexistentes deve manter as consultas com o seu cardiologista em dia. Se você teve a COVID-19 e ainda está sentindo cansaço ou outros sintomas, é importante buscar ajuda médica para identificar se houve sequelas.
✅ Continue usando máscara e tome a vacina contra a COVID-19 quando chegar a sua vez.
E compartilhe essas informações com os amigos!
Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja
Médica Cardiologista
CRM/SP 115653
Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136
#cardiologistagranjaviana #dralucianabamonte #doutoresdagranja #cuidadoscomocoracao #covid19