A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, também conhecido como MAPA, é um exame com o objetivo de monitorar a pressão arterial durante o dia e a noite, em um período de 24 horas. Mais recentemente podemos associar a MAPA com a VOP (Velocidade de onda de pulso) e pressão arterial central que acrescenta valor independente para morte cardiovascular. Também podemos avaliar o descenso normal da pressão arterial no período do sono, que quando ausente, devemos investigar a apneia obstrutiva do sono. E que quando exacerbado nos alerta a prejuízos na perfusão renal e cerebral. No idoso temos progressão de doenças como déficits cognitivos, demência e insuficiência renal.
Vejam como é um exame importante e rico em detalhes.
A MAPA é indicado para os seguintes casos:
⭕ suspeitas de hipertensão arterial de avental branco ( quando a pressão só se apresenta elevada dentro do consultório médico) ou de normotensão do avental branco ou hipertensão mascarada (pressão arterial normal no consultório e elevada fora dele);
⭕ sintomas de hipertensão (alta) ou hipotensão (baixa) arterial;
⭕ avaliação do tratamento de hipertensão durante o dia e a noite.
O exame é simples e não exige nenhum preparo ou alterações na rotina, na verdade, ele deve ser realizado em um dia normal de atividades, para que os resultados sejam mais fiéis. Quem possui o diagnóstico da hipertensão deve realizar a MAPA anualmente como forma de monitorar o quadro.
Você já realizou esse exame ou tem dúvidas sobre ele? Diga aqui nos comentários!
___
Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja
Médica Cardiologista
CRM/SP 115653
Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136
#cardiologistagranjaviana #dralucianabamonte #doutoresdagranja #cuidadoscomocoracao #saudedocoracao #hipertensão