Quem usa marcapasso pode ter uma vida normal?

O marcapasso é um dispositivo implantado sob a pele, próximo ao coração por meio de um procedimento cirúrgico e tem como objetivo monitorar e controlar o ritmo dos batimentos cardíacos. A colocação do aparelho é indicado para pessoas com problemas  no ritmo cardíaco, dessa forma, ele identifica um ritmo irregular ou lento, envia um estímulo elétrico  e regulariza o funcionamento  do órgão.

A colocação do aparelho em si não impede o indivíduo de levar uma vida normal. Após o tempo de recuperação da cirurgia, o paciente pode retomar as atividades do dia a dia e a prática de exercícios físicos normalmente, de acordo com a liberação do médico responsável. Mas, é aconselhável evitar esportes de muito contato físico, como lutas, e aqueles que exigem muito esforço da parte superior do corpo, como levantamento de peso. 

📌 As possíveis limitações do marcapasso estão, na verdade, relacionadas à doença de base. Em casos em que o quadro é grave, como insuficiência cardíaca e arritmias severas, o paciente terá de adaptar algumas limitações, conforme a gravidade do quadro. 

✅ No geral, quem utiliza o marcapasso, pode e deve ter uma vida normal, mas é importante redobrar os cuidados com a alimentação, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo e outros hábitos prejudiciais.

​Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja

​Médica Cardiologista

​CRM/SP 115653 

www.grancorcardiologia.com

Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136

#cardiologistagranjaviana #dralucianabamonte #doutoresdagranja #cuidadoscomocoracao #marcapasso #cirurgiacardiaca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: