Quais são as diferenças do colesterol “bom” e “ruim”?

Falamos “colesterol alto” para se referir ao seu excesso no organismo, porém, existem dois principais tipos de colesterol, conhecidos popularmente como “bom” e “ruim”, você sabe a diferença entre eles? 

O colesterol é um lipídio muito importante para o organismo e, embora a maior parte dele seja produzido pelo corpo, cerca de 30% vem da alimentação. 

📌 Os termos “bom” e “ruim” referem-se ao tipo de proteína que transporta o colesterol, ou seja, quando o colesterol é transportado pela proteína LDL falamos em colesterol “ruim” e quando o transporte é feito pela proteína HDL, colesterol “bom”. Os dois são fundamentais para uma série de atividades no organismo, mas se tornam prejudiciais quando estão em desequilíbrio.

Confira na imagem as principais diferenças entre o colesterol LDL e HDL. ➡

A elevação do colesterol LDL se não tratada se torna um fator de risco para doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC, trombose, entre outras. Da mesma forma que o HDL em níveis baixos também pode desencadear uma série de problemas.

✅ Para manter os níveis de colesterol adequados, é importante manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e realizar check-ups de saúde regularmente!

Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja

​Médica Cardiologista

​CRM/SP 115653 

www.grancorcardiologia.com

Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136

#cardiologistagranjaviana #dralucianabamonte #doutoresdagranja #cuidadoscomocoracao ##saudedocoracao #colesterol #colesterolruim #colesterolbom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: