Pegue leve no álcool nas festas de fim de ano, seu coração agradece!

O fim do ano está aí e essa é uma época que todo mundo quer comemorar (e com razão)! 🥂 Mas, essa comemoração muitas vezes é acompanhada de excessos, seja na comida ou na bebida, e, como diz o ditado, “tudo em excesso faz mal”. O abuso de bebidas alcoólicas, muito comum nesses dias, além … Continuar lendo Pegue leve no álcool nas festas de fim de ano, seu coração agradece!

Quem usa marcapasso pode ter uma vida normal?

O marcapasso é um dispositivo implantado sob a pele, próximo ao coração por meio de um procedimento cirúrgico e tem como objetivo monitorar e controlar o ritmo dos batimentos cardíacos. A colocação do aparelho é indicado para pessoas com problemas  no ritmo cardíaco, dessa forma, ele identifica um ritmo irregular ou lento, envia um estímulo … Continuar lendo Quem usa marcapasso pode ter uma vida normal?

29/09 – Dia Mundial do Coração – 5 curiosidades sobre o órgão

❤ Hoje é comemorado o Dia Mundial do Coração, data para lembrar a importância desse órgão em nossa vida e conscientizar para a adoção de hábitos saudáveis, bem como para a prevenção de doenças cardiovasculares. O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Junto das veias e artérias, ele comanda todo o … Continuar lendo 29/09 – Dia Mundial do Coração – 5 curiosidades sobre o órgão

Exame MAPA (Diagnóstico de hipertensão)

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, também conhecido como MAPA, é um exame com o objetivo de monitorar a pressão arterial durante o dia e a noite, em um período de 24 horas. Mais recentemente podemos associar a MAPA com a VOP (Velocidade de onda de pulso) e pressão arterial central que acrescenta valor independente … Continuar lendo Exame MAPA (Diagnóstico de hipertensão)

Check-up cardiológico

Você está em dia com o seu check-up cardiológico? De acordo com a OMS, as doenças do coração são a maior causa de morte no mundo. Dentre os maiores fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares, estão os hábitos prejudiciais, como sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool, além de fatores pré … Continuar lendo Check-up cardiológico

Cuidado com o estresse: vilão do coração

Coração e estresse são duas coisas que não dão certo juntos! ❌ De acordo com um levantamento realizado pela Associação Internacional de Controle do Stress e da Tensão, no Brasil, as longas jornadas e a sobrecarga de trabalho colocam o país em segundo lugar entre os países com maiores índices de estresse. Mas o que … Continuar lendo Cuidado com o estresse: vilão do coração

Sequelas do COVID-19 no coração

No início da pandemia, a COVID-19 era considerada uma doença respiratória, mas passou a ser considerada como sistêmica, pois foi observado que ela afeta não apenas o pulmão, mas também outros órgãos do corpo. Os pacientes com COVID-19 podem sofrer com complicações cardiovasculares, pois a doença pode causar inflamação e trombose nos vasos e tecidos … Continuar lendo Sequelas do COVID-19 no coração

Mitos e verdades sobre hipertensão

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é o aumento anormal da pressão sanguínea. Ao longo do dia, a pressão tende a sofrer variações consideradas normais, mas quando ela fica igual ou maior  a 140 por 90 na maior parte do tempo, o indivíduo é considerado hipertenso. A hipertensão não costuma apresentar muitos sintomas, mas … Continuar lendo Mitos e verdades sobre hipertensão

As melhores atividades físicas para o coração

A saúde do corpo é resultado da adoção de algumas práticas, como alimentação balanceada, sono regulado e atividade física. Essa última tem um papel muito importante, pois é com a movimentação do corpo que garantimos uma melhor circulação e oxigenação sanguínea, fortalecendo a saúde cardiovascular.   Para se beneficiar de todos os pontos positivos que a … Continuar lendo As melhores atividades físicas para o coração

O que é ansiedade cardíaca?

No atual momento que vivemos, estamos constantemente tentando executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Essa prática já dá nome a um adjetivo: multitarefas.  Porém, apesar de parecer algo positivo, essa prática pode trazer diversos malefícios à nossa saúde, pois nos deixa mais estressados, resultando em transtornos e distúrbios de ansiedade.  Além de afetar a saúde … Continuar lendo O que é ansiedade cardíaca?