Novo Coronavírus

Recentemente foi confirmado 2 pacientes brasileiros infectados com o novo coronavírus. Embora seja uma nova doença com uma rápida disseminação, ainda não há motivo para alarde. Não esquecer que em Wuhan, colocaram todas as pessoas infectadas, graves ou não em um único local, propiciando o ambiente contagioso. Aqui no Brasil vamos proceder como na epidemia de H1N1.

Caso apresente os sintomas de gripe, permaneça em casa, para não contaminar outras pessoas. Procure o hospital, se tiver febre por mais de 2 dias ou falta de ar.

O que se sabe atualmente é que o novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus (identificada desde 1960). O surto inicial da doença aconteceu em um mercado de frutos do mar em Wuhan, o que tem levado alguns cientistas a crerem que a transmissão pode ter acontecido a partir do contato entre animais mantidos em lugares em más condições de higiene e humanos.

Por sermos um país de clima tropical, ainda não se sabe como será o comportamento do vírus em nossa região. A princípio, os primeiros cuidados devem ser:

• Evitar tocar em objetos e superfícies muito manuseados;
  • Lavar as mãos com maior frequência;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar com o braço ou lenço de papel descartável;
  • Manter-se a um metro de distância de pessoas doentes.

O Ministério da Saúde disponibilizou aplicativos sobre o Coronavírus com as seguintes funcionalidades: informações, dicas, mapa de unidades de saúde, além de uma avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito do vírus. O app possui versões para IOS e Android.

📌Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Cardiologista Granja Viana

📌Médica Cardiologista