Doenças isquêmicas do coração foram maior causa de morte no Brasil em 2019

De acordo com um relatório (Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors Study), divulgado recentemente no periódico The Lancet, as doenças isquêmicas do coração foram a principal causa de morte entre os brasileiros no ano passado.

Também conhecida como doença arterial coronariana, essa é uma condição que afeta as artérias do coração. Acontece quando elas estão obstruídas pela formação de placas de gordura, diminuindo o diâmetro dos vasos e comprometendo a circulação sanguínea. Por conta disso, há diminuição de nutrientes e oxigênio para os músculos do coração, o que pode levar ao infarto. Entre os principais sintomas estão: dor no peito, falta de ar, sudorese e palidez.

As causas da doença costumam ser o fumo, diabetes, hipertensão, altos níveis de colesterol e histórico familiar. O tratamento envolve, principalmente, mudanças de hábitos de vida, como a adoção de uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Me conta aqui, como anda os seus hábitos de vida?