Cuidado com o estresse: vilão do coração

Coração e estresse são duas coisas que não dão certo juntos! ❌

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Internacional de Controle do Stress e da Tensão, no Brasil, as longas jornadas e a sobrecarga de trabalho colocam o país em segundo lugar entre os países com maiores índices de estresse. Mas o que o estresse tem a ver com o coração?

Embora tenham várias definições, o estresse de modo geral é considerado quando o indivíduo se encontra com níveis altos de ansiedade e preocupações. Quando isso acontece, ocorre também a liberação de diversos hormônios no corpo que elevam os batimentos cardíacos e aumentam a pressão arterial. Com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, as chances de ser desencadeado um AVC ou um infarto agudo do miocárdio aumentam consideravelmente. Além disso, em pessoas que já vivem com doenças cardiovasculares, essa liberação de hormônios favorece ainda mais os riscos de arritmias e paradas cardíacas.

Os picos de estresse trazem sérios riscos para o sistema cardiovascular, por isso, atente-se a ele e tente evitar situações em sua vida que podem favorecê-lo. Além disso, é importante adotar práticas que ajudam a aliviar o estresse, como exercícios físicos e meditação. A terapia com psicólogos especializados, também é uma ótima forma de trabalhar os aspectos da vida que levam ao estresse.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários ou agende uma consulta! 

​Dra. Luciana Bamonte – Grancor Cardiologia – Doutores da granja

​Médica Cardiologista

​CRM/SP 115653 

www.grancorcardiologia.com

Consultório Granja Viana: 11. 4702-0626 | 11. 94500-5136

#cardiologistagranjaviana #dralucianabamonte #doutoresdagranja #cuidadoscomocoracao #atividadefisica #estresse #saudedocoracao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: